VLT de Salvador terá vagões adaptados para marisqueiras e ambulantes
A pedido do Governo do
Estado, alguns vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região
Metropolitana serão adaptados para as necessidades de transporte de
marisqueiras e ambulantes.
As composições terão o espaço
interno modificado e projetado para que as pessoas que vivem da pesca de
mariscos possam transportar caixas térmicas e outros materiais utilizados na
atividade, de forma segura, e sem disputar espaço com os outros passageiros.
“Estamos confiantes com o
avanço das frentes de trabalho e esse foi mais um pedido nosso. Queremos
garantir segurança e conforto para as nossas marisqueiras e ambulantes. Então,
quem leva seu isopor, seu cooler, sua caixa, terá um local apropriado no vagão,
com segurança e conforto”, explicou o governador.
O assunto foi um dos temas da
reunião realizada, na tarde desta quarta-feira (23), entre o governador
Jerônimo Rodrigues e a direção internacional da Construcciones y Auxiliar de
Ferrocarriles (CAF), no seu gabinete, no Centro Administrativo da Bahia (CAB),
em Salvador.
De acordo com a
diretora-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana
Claudia Nascimento, “a CTB se mantém comprometida em cumprir o cronograma
estabelecido, com a expectativa de que, no início de 2026, já tenhamos o
primeiro trecho, da Calçada até o Lobato, em operação assistida”.
Esta semana, os trens do VLT
começaram a chegar na fábrica da CAF, empresa fabricante do equipamento, em
Hortolândia (SP), para realização de testes estáticos e restabelecimento
técnico e operacional. Os estudos de adaptação para as marisqueiras também serão
feitos e implementados no processo de revisão. Os trens, adquiridos pela Bahia,
são os mesmos que a CAF fabrica até hoje na Espanha. Algumas atualizações
tecnológicas foram incorporadas nos últimos dez anos e serão atualizadas nos
vagões baianos.
É um trem super atual,
considerado o estado da arte em termos tecnológicos, e tudo que tiver sido
melhorado será incorporado. Os trens, que serão recebidos pela Bahia, terão as
mesmas condições de um trem novo, características idênticas de operação e manutenção”,
explicou Renato Meireles, diretor-presidente da CAF Brasil.
A previsão é de que os 40
trens comecem a ser enviados para Salvador no segundo semestre de 2025. Os
veículos ainda terão capacidade para o transporte de 400 passageiros – 77
lugares sentados e 323 lugares em pé –, acessibilidade e sistema de proteção contra
colisão e atropelamentos. A expectativa é de que até 2028 todos os trens
estejam em operação.