Feirantes de São Joaquim recebem capacitação focada em atendimento a turistas e baianos

A Feira de São Joaquim, em Salvador, uma das maiores e mais tradicionais do Brasil, está passando por obras de requalificação para melhorar a experiência dos visitantes e fortalecer a própria importância histórica e turística. Em meio a essas intervenções, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), lançou, nesta quarta-feira (25), um projeto de capacitação voltado aos feirantes. O objetivo é aprimorar o atendimento ao público local e internacional e promover boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, elevando a qualidade dos serviços prestados no espaço.

Entre os feirantes que participam da capacitação, Dadá do Feijão, que há 60 anos trabalha no local, expressou as expectativas: “hoje em dia, o cliente está mais exigente, e é fundamental que a gente se capacite para oferecer um atendimento mais profissional. Estou animada com o projeto e acredito que vai melhorar muito o nosso dia a dia,” afirmou.

O Secretário de Turismo, Maurício Bacelar, reforçou a importância da qualificação para o fortalecimento do equipamento: “a Feira de São Joaquim é um símbolo da cultura baiana e um ponto de encontro tanto para soteropolitanos quanto para turistas de diversas partes do mundo. Com essa capacitação, queremos melhorar a experiência de quem visita o local, aumentando o reconhecimento da feira como um destino turístico de qualidade”.

Nilton Ávila Filho, conhecido como Gago da Feira, presidente do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador, também destacou o impacto positivo da capacitação: “é uma vitória para todos nós que vivemos da feira. Além de melhorar o atendimento, vai ajudar a organizar nosso espaço e valorizar o trabalho de cada feirante. Estou confiante de que isso vai trazer mais visitantes e mais oportunidades para todos”.

O projeto de capacitação dos feirantes é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e está dividido em diversos módulos. Os cursos oferecidos incluem “Qualidade no Atendimento” (4 horas), “Técnicas de Exposição de Produtos e Merchandising Visual” (15 horas) e “Marketing Digital para Empreendedores” (8 horas). Também haverá capacitações específicas para o setor de gastronomia, como “Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos” (4 horas) e “Culinária Baiana” (16 horas).


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