Feirantes de São Joaquim recebem capacitação focada em atendimento a turistas e baianos
A Feira de São Joaquim, em
Salvador, uma das maiores e mais tradicionais do Brasil, está passando por
obras de requalificação para melhorar a experiência dos visitantes e fortalecer
a própria importância histórica e turística. Em meio a essas intervenções, o
Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), lançou, nesta
quarta-feira (25), um projeto de capacitação voltado aos feirantes. O objetivo
é aprimorar o atendimento ao público local e internacional e promover boas
práticas de higiene e manipulação de alimentos, elevando a qualidade dos
serviços prestados no espaço.
Entre os feirantes que
participam da capacitação, Dadá do Feijão, que há 60 anos trabalha no local,
expressou as expectativas: “hoje em dia, o cliente está mais exigente, e é
fundamental que a gente se capacite para oferecer um atendimento mais profissional.
Estou animada com o projeto e acredito que vai melhorar muito o nosso dia a
dia,” afirmou.
O Secretário de Turismo,
Maurício Bacelar, reforçou a importância da qualificação para o fortalecimento
do equipamento: “a Feira de São Joaquim é um símbolo da cultura baiana e um
ponto de encontro tanto para soteropolitanos quanto para turistas de diversas
partes do mundo. Com essa capacitação, queremos melhorar a experiência de quem
visita o local, aumentando o reconhecimento da feira como um destino turístico
de qualidade”.
Nilton Ávila Filho, conhecido
como Gago da Feira, presidente do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de
Salvador, também destacou o impacto positivo da capacitação: “é uma vitória
para todos nós que vivemos da feira. Além de melhorar o atendimento, vai ajudar
a organizar nosso espaço e valorizar o trabalho de cada feirante. Estou
confiante de que isso vai trazer mais visitantes e mais oportunidades para
todos”.
O projeto de capacitação dos
feirantes é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem
Comercial (Senac) e está dividido em diversos módulos. Os cursos oferecidos
incluem “Qualidade no Atendimento” (4 horas), “Técnicas de Exposição de Produtos
e Merchandising Visual” (15 horas) e “Marketing Digital para Empreendedores” (8
horas). Também haverá capacitações específicas para o setor de gastronomia,
como “Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos” (4 horas) e
“Culinária Baiana” (16 horas).