Candeias, sediou a abertura da segunda etapa interior do projeto ‘Construir para Educar’

O bairro de Pitanga, em Candeias, sediou a abertura da segunda etapa interior do projeto ‘Construir para Educar’, anunciado pelo Governo do Estado. A inauguração do Colégio da Polícia Militar de Tempo Integral Francisco Pedro de Oliveira, nesta segunda-feira (2), marcou o início das novas obras. O colégio, da Região Metropolitana de Salvador, já tem a estrutura modelo projetada para as novas unidades educacionais da Bahia e contou com mais de R$ 18 milhões, por meio da Secretaria da Educação (SEC) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Para o governador Jerônimo Rodrigues o projeto não é apenas sobre infraestruturas escolares. “É política de permanência no campo, de fortalecimento do campo. E estamos chegando também com água tratada, com energia, com conectividade, com tecnologia. É um movimento para garantir o direito de um professor de dar uma aula em um teatro desse, de dar conforto para os estudantes, para que nossos alunos tenham ar-condicionado, uma luz boa, um assento confortável. E quem diria que nós tínhamos direito a isso? Nós estamos vivos para ver. Muita gente se foi sonhando com uma estrutura escolar dessa”, refletiu.

Do total investido no colégio de Candeias, cerca de R$ 17 milhões foram destinados à construção de 12 salas de aula, biblioteca, quatro laboratórios (de matemática e física; biologia e química, e linguagens e informática), duas salas multifuncionais – uma delas para aulas de dança –, um teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, campo de futebol society, piscina semiolímpica e vestiários. Durante a inauguração da escola, foi entregue também um ônibus escolar rural ao município de Candeias e foi autorizada a abertura de licitação para a construção das novas unidades escolares do Construir para Educar Interior.

Secretária da Educação, Rowenna Brito enfatizou que as novas estruturas físicas já têm apresentado resultados positivos na redução da evasão escolar e na melhora do desempenho dos estudantes. “Estamos crescendo pelo terceiro ciclo consecutivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com diminuição da evasão, aumento da permanência desses jovens e adolescentes nas escolas. E a gente sabe que uma boa infraestrutura física tem alto impacto na aprendizagem e tem intencionalidade, porque a gente está falando de educação integral, educação para garantir mais tempo dos nossos estudantes na escola e melhorar a aprendizagem”, avaliou.

 

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