Candeias, sediou a abertura da segunda etapa interior do projeto ‘Construir para Educar’
O bairro de Pitanga, em
Candeias, sediou a abertura da segunda etapa interior do projeto ‘Construir
para Educar’, anunciado pelo Governo do Estado. A inauguração do Colégio da
Polícia Militar de Tempo Integral Francisco Pedro de Oliveira, nesta segunda-feira
(2), marcou o início das novas obras. O colégio, da Região Metropolitana de
Salvador, já tem a estrutura modelo projetada para as novas unidades
educacionais da Bahia e contou com mais de R$ 18 milhões, por meio da
Secretaria da Educação (SEC) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado
da Bahia (Conder).
Para o governador Jerônimo
Rodrigues o projeto não é apenas sobre infraestruturas escolares. “É política
de permanência no campo, de fortalecimento do campo. E estamos chegando também
com água tratada, com energia, com conectividade, com tecnologia. É um
movimento para garantir o direito de um professor de dar uma aula em um teatro
desse, de dar conforto para os estudantes, para que nossos alunos tenham
ar-condicionado, uma luz boa, um assento confortável. E quem diria que nós
tínhamos direito a isso? Nós estamos vivos para ver. Muita gente se foi
sonhando com uma estrutura escolar dessa”, refletiu.
Do total investido no colégio
de Candeias, cerca de R$ 17 milhões foram destinados à construção de 12 salas
de aula, biblioteca, quatro laboratórios (de matemática e física; biologia e
química, e linguagens e informática), duas salas multifuncionais – uma delas
para aulas de dança –, um teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante
estudantil, campo de futebol society, piscina semiolímpica e vestiários.
Durante a inauguração da escola, foi entregue também um ônibus escolar rural ao
município de Candeias e foi autorizada a abertura de licitação para a
construção das novas unidades escolares do Construir para Educar Interior.
Secretária da Educação,
Rowenna Brito enfatizou que as novas estruturas físicas já têm apresentado
resultados positivos na redução da evasão escolar e na melhora do desempenho
dos estudantes. “Estamos crescendo pelo terceiro ciclo consecutivo no Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com diminuição da evasão, aumento da
permanência desses jovens e adolescentes nas escolas. E a gente sabe que uma
boa infraestrutura física tem alto impacto na aprendizagem e tem
intencionalidade, porque a gente está falando de educação integral, educação
para garantir mais tempo dos nossos estudantes na escola e melhorar a
aprendizagem”, avaliou.