Entregas em Governador Mangabeira qualificam a produção da agricultura familiar no Recôncavo

Agricultores e agricultoras familiares do município de Governador Mangabeira celebraram, nesta quinta-feira (29), o recebimento de equipamentos agrícolas e de títulos de terra. As entregas, realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ocorreram nas comunidades rurais de Torto e Tocos III.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que os equipamentos entregues são essenciais para tornar o campo cada vez mais produtivo. “É uma agenda importante, pois essas entregas ajudam a estruturar a produção rural. Nosso objetivo é levar à agricultura familiar a capacidade de produzir alimentos em escala, abastecendo programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE). Nosso trabalho é promover a inclusão socioprodutiva para garantir segurança alimentar e geração de emprego e renda para as famílias que estão no rural baiano.”

Presidente da Associação de Moradores Torto e Mão Divina, em Governador Mangabeira, Rita de Cássia de Oliveira, comemorou a chegada do trator com implementos, ressaltando, que, além de beneficiar mais de 100 famílias, os agricultores familiares economizarão, sem precisar alugar máquinas. “A chegada desse trator significa tudo para nós. Agora podemos plantar feijão, amendoim e milho na época certa, além de preparar a terra para outros cultivos. Antes, pagávamos R$ 110 por hora de uso do trator, agora, nosso custo será apenas com a manutenção.”

Além do trator, foram entregues os seguintes equipamentos: uma batedeira industrial para a Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Lagoa da Rosa e Sungaia; uma roçadeira para a Associação de Moradores do Cipoal; uma roçadeira e um arado para a Associação Comunitária Rural de Gravatá de Cima; e um arado para a Associação de Mulheres e Produtores da Agricultura Familiar de Lagoa do Torto.

Gestor da Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), órgão vinculado à SDR, Gustavo Machado, ao entregar os títulos de terra, destacou a importância desse documento. “O título de terra, além de garantir segurança jurídica, também possibilita o acesso a outras políticas públicas, como habitação rural e crédito, além de assegurar a sucessão rural para o agricultor familiar.”

Integrante da comunidade rural Furtado, Everilda da Paz, comemorou o recebimento do título de terra, enfatizando que as futuras gerações de sua família poderão usufruir desse direito. “Estou muito contente com este título. Agora, sim, tenho o documento da minha terra e posso deixá-la como herança.”

 

Categoria:

Deixe seu Comentário