Nova carteira de identidade chega a mais sete postos SAC no interior a partir de quinta dia 29
A nova Carteira de Identidade
Nacional (CIN) chega a mais sete postos SAC no interior do estado a partir
desta quinta-feira (29). A ampliação no interior segue, agora, para os postos
SAC Eunápolis, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira
de Freitas e Valença. O atendimento da CIN é realizado somente através de
agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal
ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071
5353 (ligação de fixo).
É importante destacar que,
para realizar a implantação da CIN, a emissão do antigo RG está suspensa no
período de 26 a 28 de agosto nestes sete postos. Porém, o cidadão que já havia
solicitado o documento pode ir buscá-lo na unidade, sem necessidade de agendamento.
Basta apresentar o protocolo em mãos. A implantação da CIN na Bahia é realizada
pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de
Segurança Pública (SSP), e responsável pelo Instituto de Identificação Pedro
Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do
SAC.
A primeira via da CIN é
gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de
identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de
nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja
plastificada é preciso levar também uma cópia. Vale destacar que a CIN permite
incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de
eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também
condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências
auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo,
fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão
do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na
certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro.
A CIN também possui uma
versão digital que estará disponível no gov.br três dias após a impressão. O
documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e
verificação de dados.
É importante ressaltar que os
cidadãos não são obrigados a se dirigir, imediatamente, aos postos SAC para
trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de
fevereiro de 2032.
A CIN tem validade de acordo
com a faixa etária do cidadão: de zero a 12 anos incompletos, validade de cinco
anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade
indeterminada.